Pernambuco é uma nação, uma nação cultural. Talvez os pernambucanos exagerem quando afirmam isso, mas o fato é que já fomos, literalmente, uma república enquanto o Brasil era uma monarquia.
Aconteceu em 1817 e vale a pena conferir essa história. Temos até uma data magna para comemorar, o 6 de março. Não temos vocação separatista, é démodé e antidemocrático e Pernambuco sempre esteve na vanguarda política e não no atraso de ideias.
Nossa nação é brasileira e cultural e o Festival de Inverno é onde comemoramos com mais força a multiplicidade da nossa cultura.
Nosso hino é enfático, somos uma “nova Roma de bravos guerreiros” somos a nova Roma da cultura. Cícero, grande orador da Roma antiga, nos deixa ensinamentos importantes e é preciso refletir sobre eles. Para o pretor e cônsul romano “Não basta conquistar a sabedoria, é preciso usá-la”. Notem, a sabedoria não é um dom, é fruto do exercício humano de promover cultivo em si e na coletividade.
Cultura e educação (Bildung) é um exercício que se faz em vários espaços de formação, na escola, na família, na vida, e nada mais importante para o cultivo do ser humano que a festa. É na festa, na confraternização, que os seres humanos, uns em contato com outros e todos em contato com a arte, se cultivam de forma livre e espontânea.
O nosso festival é uma oportunidade de promovermos auto cultivo e cultivo de coletividades. Isso é promoção de potência de vida, de energia vital, de potência de vidas.
Voltemos a Cícero, o da Roma antiga falando para a nova Roma, "A vida que nos é dada, por natureza, é curta; mas a memória de uma vida bem vivida é eterna." Então, aproveitemos o FIG para cultivar a vida, a amizade, o conhecimento, a educação.
A união humana para o cultivo das humanidades é puro desenvolvimento do espírito (no sentido hegeliano) e melhora da vida de todos.
A educação é um dos caminhos possíveis para que possamos ter uma vida melhor, com mais justiça social e sabedoria. A promoção de eventos que incentivam a educação das pessoas é elemento de extrema importância, sobretudo no mundo ameaçado pela ignorância onde vivemos.
O Festival deste ano é a celebração de Pernambuco, nossa nação cultural, nossa Roma educativa, é preciso aproveitar cada atração, cada oficina, cada espetáculo, como se estivesse numa sala de aula, é preciso crescermos enquanto ser humano, juntos.
Viva o Festival de Inverno de Garanhuns, viva Pernambuco!
Escrito por Professor Pedro Henrique | Arte Junio Melo - App Guia do FIG
Comments