top of page

OPINIÃO: Professor Pedro Henrique - O FIG deve ser municipalizado



É preciso sermos, todos nós, cidadãos e cidadãs de Garanhuns, muito claros: O Festival de inverno deve ser municipalizado! Desde há muito que nós assistimos ao triste bailado político quando o assunto é o nosso FIG, um bailado de “novas” ideias, de cortes de verbas, de interferências externas das mais fantasiosas e degradantes. Um lembrete: apesar disso o FIG resiste! Digo nosso porque fomos nós que criamos e cultivamos o Festival de Inverno, digo nosso porque há trinta anos somos nós quem regamos essa árvore da cultura.


O FIG é maior que qualquer nova ideia que surja no cenário político. O FIG é maior que essa “novílingua” política que já é motivo de tensão na cidade, onde até o nome do nosso FIG seria mudado. Não é necessário desmembrar a festa, espalhá-la por Pernambuco inteiro, muito provavelmente para se auferir ganhos eleitorais, o período tradicional da nossa festa é também período de férias e as pessoas amam viajar, sair de suas cidades para visitar Garanhuns. Dividir o FIG é como colocar água, muita água, no leite, só serve para espalhar menos qualidade e um produto sem nutrição cultural que só engana o “consumidor”.


Voltemos à tese que embasa esse escrito: é preciso municipalizar o FIG. É preciso fazer dessa festa tão cara ao Brasil uma política pública perene, como política de Estado e não uma política para políticos. Quantas vezes não vimos o FIG receber atrações pouco afeitas à proposta do festival, como se o FIG fosse showmício e não a festa de formação humana que ele é? Quantas vezes ficamos na expectativa sobre o que poderia acontecer com o FIG? Não podemos permitir que a programação saia tão atrasada! Aliás, nem a data temos, nem a duração da festa, nem como será! Garanhuns tem porte, (e verba!) para não aceitar a dança macabra das políticas externas. Garanhuns tem pessoas influentes (até o presidente da República) que podem viabilizar as verbas necessárias para que a cidade faça a festa e que o Governo do Estado, Deputados (as), federais e estaduais, iniciativa privada, sejam parceiros de Garanhuns e não os seus algozes.


É preciso municipalizar o FIG, é preciso fazer a sociedade que está engajada no fomento cultural durante o ano inteiro participar da elaboração do FIG. Temos uma comunidade de gestores (as), artistas e professores (as) que podem fazer uma festa digna do tamanho do FIG. Teremos o prazer de abrir as portas da cidade para que pessoas do Brasil e do mundo visitem Garanhuns e saibam que somos capazes de oferecer o melhor clima e a melhor festa.


É preciso municipalizar o Festival de Inverno de Garanhuns.


Autor: Professor Pedro Henrique


*Nota: O Guia do FIG proporciona um espaço aberto para que pessoas externas possam expressar suas opiniões sobre o assunto em questão. No entanto, é importante ressaltar que as opiniões expressas nesses textos são de responsabilidade exclusiva de seus autores, e não necessariamente refletem a posição defendida pelo Guia do FIG. O objetivo desse espaço é promover o diálogo e permitir que diferentes pontos de vista sejam apresentados e discutidos. Encorajamos a participação de todos que desejem contribuir com suas opiniões, desde que o façam de maneira respeitosa e construtiva. A diversidade de perspectivas é valorizada, e entendemos que é através desse debate que podemos alcançar uma compreensão mais ampla do tema em discussão.

2件のコメント

5つ星のうち0と評価されています。
まだ評価がありません

評価を追加

Ouço quase diariamente as emissoras garanhuenses Sete Colinas e Rádio Atividade WEB. Muito interessantes. Miguel A. dos Santos - Arapiraca/AL.

いいね!

Sou frequentador do mais charmoso Festival de Inverno do Brasil, o querido FIG. Por sinal, devia ter a denominação de "FESTIVAL DE ARTES DE GARANHUNS". Uma verdadeira paixão que tenho por este Festival. Das trintas edições estive em, pelo menos, umas vinte e quatro vezes, algumas por dois finais de semana, como foi o caso do ano passado. O professor Pedro Henrique ao opinar pela possibilidade do mesmo ser municipalizado DEVA ter suas razões, por ser um dos fundadores e acompanhando todo o trajeto do mesmo. Como fãzaço do FIG, durante todos os meses de junho e início de julho, fico MUITO ansioso e aguardando a programação. Parabéns à todos/as que organizam todo o aparato deste MAJESTOSO festival. E no…

いいね!
bottom of page