top of page

Oficinas de formação do FIG possibilitam troca de saberes durante 32ª edição do evento

Oficinas são gratuitas e com vagas limitadas; as inscrições vão até 11 de julho

Fotos: Hilton Marques

O Festival de Inverno de Garanhuns já é tradição na agenda de quem curte música, artes e cultura. E para quem quer aprofundar conhecimentos e aprender novas habilidades, as Oficinas de Formação são uma excelente oportunidade de aproveitar o clima especial da cidade. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até quinta-feira (11). As oficinas serão realizadas entre os dias 15 a 19 de julho, na Casa dos Saberes, espaço localizado na Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns (Aesga).


Oficinas para crianças

Três oficinas são direcionadas ao público infantojuvenil: ‘Com cambalhotas e piruetas nasce um acrobata’, oferecida pelo instrutor circense Sérgio Muniz, foca no ensino de acrobacias e elementos da cultura circense. ‘Cine Brincadeira: Workshop de vídeo-carta para as Infâncias’, da educadora audiovisual Juliana Gleymir, propõe uma atividade de criação de cinema para crianças. Já ‘Máscaras divertidas para imaginações criativas’, do artista e criador Geibson Nanes, foca no exercício da criatividade através das máscaras de papelão.


Artes visuais

As artes plásticas são tema de diversas oficinas direcionadas para o público geral. A artista plástica Dalciane Gomes ministra a oficina ‘Eco-expressão: Conscientização Sustentável com Arte’, focando na criação a partir de materiais recicláveis. Em ‘Recria Garanhuns - Identidade Artística’, a artesã Yoleide Maranhão ensina a transformar materiais como latas de leite em novos objetos. A arquiteta e designer Anna Paulla Mota oferece a oficina ‘Cultura Quilombola em Alta - Artesanato em Palha de Bananeira’, direcionada para o aprendizado com fibras naturais. E no ‘Workshop de customização com Lara Kadichari’, a designer garanhuense foca na criação de estampas e customização de roupas.


Fotografia e audiovisual

Em ‘Cinema Acessível – Oficina de Produção de Audiovisual para Mídias Sociais’, a criadora audiovisual Ewa Amor ensina as principais técnicas para a produção focada na internet. Já a ‘Oficina de Cianotipia — introdução à revelação fotográfica alternativa’, oferecida pelo Tipia Coletivo de Fotografia, tem como objetivo ensinar a revelar imagens em tons de azul de maneira artesanal. Na oficina “Fotografia com Celular”, a fotógrafa Jade Ketlen compartilha os princípios básicos para fazer bons registros com o smartphone.


Música

Nas oficinas de formação do 32º FIG, a música não poderia ficar de fora. Thiago Lasserre oferece ‘Vivência Percussiva: Explorando os sons do Brasil’, focando nos ritmos pernambucanos. A programação conta ainda com o ‘Workshop sobre Cordel, Embolada, Repente e Rap’, ofertado pelo poeta Clécio Rimas; ‘A Cultura Pernambucana e seus Gêneros Musicais: um estudo sobre o forró e o frevo’, com César Rodrigo Produções e ‘A Música e Seus Sotaques: os caminhos do saxofone na música brasileira’, com o maestro Ivanar Nunes.


Teatro e expressão corporal

Na ‘Oficina de Palhaçaria: Jogo, Proeza e Bobagem’, Luís Eduardo, o palhaço Bambam, oferece uma inserção na técnica e prática acerca do tema. Em ‘O Teatro e a Construção da Eu-Personagem’, o ator e diretor Papa Macedo convida os participantes a explorar o processo de construção do personagem a partir de experiências e memórias pessoais. Por fim, a oficina ‘Som e Movimento: A voz e o Corpo no Teatro’, de Isabel Bortnik, foca em práticas dinâmicas unindo dança e teatro.


Produção cultural

Para quem se interessa em aprender mais sobre a produção e os bastidores da cultura, vale a pena conferir as oficinas ‘Meu primeiro edital’, da Flor de Figo Produções, o ‘Curso de Produção Técnica para Eventos’, com Marcílio Moura, ‘Ei mulher, cultura também é profissão’, com Taciana Enes e ‘Destravar ideias — Elaborar Projetos’, com Alexandre Melo.


Como se inscrever?

As inscrições podem ser realizadas através do link https://www.even3.com.br/oficinas-de-formacao-32-festival-de-inverno-de-garanhuns-472112/. É necessário preencher os dados pessoais na aba ‘Inscrições’ e, em seguida, escolher as atividades desejadas no botão ‘Quero participar das atividades’.


Texto: Secretaria de Cultura de Garanhuns
Fotos: Hilton Marques

Para ficar por dentro de todas as novidades do 32º Festival de Inverno de Garanhuns Baixe o App Guia do FIG, toque aqui.

Kommentarer

Betygsatt till 0 av 5 stjärnor.
Inga omdömen ännu

Lägg till ett betyg
bottom of page