top of page

#FIG2023 Inscrições para atividades artístico-culturais estão abertas

Atualizado: 5 de mai. de 2023

Os interessados podem se inscrever gratuitamente até o dia 9 de maio, exclusivamente por meio da plataforma do Mapa Cultural de Pernambuco (www.mapacultural.pe.gov.br)



Estão abertas, a partir desta quarta-feira (26), as inscrições para a convocatória nacional de seleção artística do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG). Os interessados em participar do edital terão cerca de duas semanas para apresentar suas propostas e poderão se inscrever gratuitamente até o dia 9 de maio de 2023. O processo será on-line, na plataforma Mapa Cultural de Pernambuco, disponível pelo link www.mapacultural.pe.gov.br/oportunidade/1005, exclusivamente para os Patrimônios Vivos de Pernambuco; e pelo link www.mapacultural.pe.gov.br/oportunidade/994, para as demais inscrições. O resultado das atividades artístico-culturais habilitadas poderá ser divulgado até o dia 31 de maio de 2023 (quarta-feira).

Neste ano, o maior festival multicultural do Brasil chega à 31ª edição. O FIG, promovido pelo Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria Estadual de Cultura (Secult-PE) e da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), acontecerá em julho, fomentando as seguintes áreas: artes circenses, artes visuais, audiovisual, cultura popular, dança, design/moda, fotografia, gastronomia, literatura, música, patrimônio cultural e teatro.

Cláudia Rodrigues, diretora e presidente em exercício da Fundarpe, convida todos os fazedores de cultura do Estado a participarem do evento. “Juntos, vamos fazer esse festival enorme, que ultrapassa as fronteiras de Pernambuco e celebra a arte em suas mais diversas manifestações”, diz a gestora. Ainda de acordo com a ela, a equipe técnica está empenhada em realizar o evento de forma eficiente e transparente, segundo o novo modelo de gestão.

A gerente de Produção da Fundarpe, Carla Pereira, reforçou a importância de estar atento às regras do edital durante a inscrição, para que a proposta não seja invalidada por questões burocráticas. “Cada projeto tem algumas especificações dentro da sua linguagem”, explicou, lembrando que a convocatória de cada segmento será avaliada por profissionais da respectiva área. A expectativa é a de que o FIG 2023 seja “ainda melhor, ainda mais inclusivo e ainda mais democrático”.

Secretário estadual de Cultura, Silvério Pessoa comemora a oportunidade de fortalecer “a cultura da periferia, a cultura popular e os povos originários”. “O Festival de Inverno de Garanhuns já faz parte do imaginário do povo pernambucano, com suas diversas linguagens. O edital foi lançado. Inscrevam-se e participem”, ressalta o representante da pasta.

INSCRIÇÕES - Poderão apresentar propostas pessoas físicas ou jurídicas, de todo território nacional ou que possuam residência fixa no Brasil, que comprovem atuação em atividades artístico-culturais nos seguintes segmentos: artes circenses, artes visuais, audiovisual, cultura popular, dança, design/moda, fotografia, gastronomia, literatura, música, patrimônio cultural e teatro.

Para ter a sua proposta validada, o proponente deve estar cadastrado no Mapa Cultural, como agente individual, preencher obrigatoriamente os campos e anexar arquivos em PDF ou link (acesso público), contendo a documentação solicitada na convocatória.

HABILITAÇÃO - As propostas inscritas serão avaliadas em duas etapas. Na primeira, que consiste na análise documental e de cadastros, é verificado o cumprimento de todas as formalidades do edital. Nesse momento, é feita uma apreciação da documentação anexada ao formulário de inscrição e uma verificação do cumprimento das formalidades previstas na convocatória. Essa etapa será realizada por uma equipe técnica composta por servidores e colaboradores vinculados à Fundarpe.

O resultado gera propostas habilitadas e inabilitadas (que, no período determinado pelo edital, poderão apresentar pedido de recurso à decisão).
Num segundo momento, será feita a análise artístico-cultural, que permite a avaliação do conteúdo das propostas habilitadas inicialmente. Essa fase será conduzida por comissões constituídas por profissionais com experiência comprovada em suas áreas de atuação.

As propostas serão avaliadas de acordo com critérios e aspectos norteadores previstos no edital, sendo atribuídas notas para cada proposta habilitada.
A listagem com as propostas classificadas na análise artístico-cultural será disponibilizada no dia 13 de maio de 2023, no Mapa Cultural de Pernambuco e no Portal Cultura.PE (www.cultura.pe.gov.br).

E para quem quiser ficar sempre bem informado sobre o FIG é só baixar o App Guia do FIG para iOS ou Android.

Commentaires

Noté 0 étoile sur 5.
Pas encore de note

Ajouter une note
bottom of page