top of page

Convocatória de Ocupação do FIG 2023 é lançada

Pessoas físicas, jurídicas e coletivos podem encaminhar propostas nos segmentos Artesanato e Literatura.


Está no ar a Convocatória de Ocupação de Espaços do 31º Festival de Inverno de Garanhuns – FIG 2023, evento promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Cultura (Secult-PE) e Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe). As inscrições são voltadas para pessoas que desejam compor as programações do Espaço de Arte e Artesanato, em parceria com a Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (ADEPE), a Diretoria Geral de Promoção de Economia Criativa (DGPEC-ADEPE) e da Praça da Palavra – espaço que conta também com apoio da Companhia Editora de Pernambuco (CEPE). Os interessados podem se inscrever no período de 10 (quarta-feira) a 19 de maio de 2023 (sexta-feira). Clique aqui e confira o edital na íntegra.


Pessoas físicas, jurídicas e coletivos podem encaminhar propostas nos segmentos Artesanato e Literatura. As inscrições deverão ser realizadas através da plataforma Mapa Cultural: www.mapacultural.pe.gov.br. Para participar, é preciso ter acima de 18 anos, ser pernambucano ou comprovar residência no estado há, pelo menos, um ano ou ter título de “Cidadão/Cidadã Pernambucano/a” concedido pela Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco (Alepe) e comprovar atuação na área/categoria há, pelo menos, seis meses.


No segmento de Artesanato (www.mapacultural.pe.gov.br/oportunidade/1008), serão aceitas propostas individuais e coletivas, nas categorias Arte Popular, Artesanato Tradicional, Artesanato Não-Tradicional, Manufatura Artesanal e Artesanato Contemporâneo-Conceitual, a serem incorporadas nos 20 estandes do Armazém de Artes e Negócios.


Já para o polo de Literatura (www.mapacultural.pe.gov.br/oportunidade/1007), serão consideradas inscrições de propostas apresentadas por livreiros, sebistas, cordelarias, editoras e selos independentes, cartoneiras e artesãos do livro. Os participantes irão ocupar dois estandes na Praça da Palavra.


Para a presidente da Fundarpe, Renata Borba, “a convocatória para a ocupação de espaços do Festival de Inverno de Garanhuns é um estímulo à produção criativa e aos fazedores de cultura de Pernambuco”.


“Vamos transformar a Praça da Palavra em um grande memorial de acolhimento, proliferação e multiplicação da obra ímpar e original do poeta Miró da Muribeca, que é o homenageado deste ano! E o Armazém de Artes e Negócios traz essas possibilidades do artesão fazer interação com outros municípios, estimulando a Economia Criativa em mais um dos espaços maravilhosos que irão funcionar no FIG”, ressalta o Secretário de Cultura do Estado, Silvério Pessoa.


FIG 2023 - Neste ano, o maior festival multicultural do Brasil chega à 31ª edição. O FIG, promovido pelo Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria Estadual de Cultura (Secult-PE) e da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), acontecerá em julho, fomentando as seguintes áreas: artes circenses, artes visuais, audiovisual, cultura popular, dança, design/moda, fotografia, gastronomia, literatura, música, patrimônio cultural e teatro.

コメント

5つ星のうち0と評価されています。
まだ評価がありません

評価を追加
bottom of page